Coroa, Fallet e Fogueteiro serão as próximas comunidades a receber o mutirão de limpeza do 'Rio+Limpo'

Ação acontecerá no sábado, dia 30, com apoio da Globo Rio

Pela primeira vez, três comunidades receberão simultaneamente o mutirão de limpeza do “Rio+Limpo”. Voluntários percorrerão as ruas dos morros da Coroa, Fallet e Fogueteiro, em Santa Teresa e no Rio Comprido, no sábado da próxima semana, dia 30, a partir das 8h30. O projeto é uma iniciativa do ‘RJTV’ com apoio da Globo Rio, da Prefeitura do Rio, do Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, da Central Única das Favelas (CUFA) e do Corpo dos Fuzileiros Navais. A intenção é despertar a consciência dos cariocas sobre a importância da população adotar pequenos gestos para manter limpas as ruas da cidade. O mutirão já passou pelo Morro dos Macacos, em Vila Isabel, e São Carlos, no Estácio, recolhendo mais de 135 toneladas de lixo no total. 

Toda a população poderá participar do mutirão, que terá como pontos principais de atuação a Praça do Gordo, na Coroa; o Rio Papa Couve, no Fallet; e a Travessa Marrocos, no Fogueteiro. Para chegar ao ponto de encontro, serão disponibilizados ônibus gratuitos saindo de diversos pontos da cidade, às 8h. Haverá saída na Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Parque dos Patins; em Botafogo, na Rua São Clemente - Praça Corumbá; e na Tijuca, na Praça Saens Pena - próximo ao mastro da bandeira.

No dia 16 de julho, o projeto voltará às comunidades para a implantação da nova logística de coleta de lixo e limpeza, que beneficiará mais de 9 mil pessoas. Todas as etapas do planejamento foram realizadas em parceria com os moradores, que aprovaram a instalação de cada um dos 37 novos pontos de coleta. A partir dessa implantação, o programa "Vamos combinar uma comunidade mais limpa" acompanhará a gestão dos resíduos na comunidade junto com a comissão de moradores formada nas etapas de planejamento. Em reuniões mensais com a coordenação do programa, gestores da UPP Social e da Comlurb e representantes da comunidade avaliam o novo sistema de coleta, promovendo campanhas educativas que orientam outros moradores sobre o descarte correto dos resíduos. 

Série ‘Rio + Limpo’

Desde abril, o RJTV exibe a série ‘Rio + Limpo’, na qual reportagens especiais trazem uma radiografia sobre a situação do lixo e os cuidados necessários com ele. As matérias são conduzidas por repórteres do telejornal, pelos “Parceiros do RJ” e por correspondentes internacionais da emissora, que mostram como o tema é tratado também em outros países ao redor do mundo. No sábado, dia 30, os jornalistas Edimilson Ávila e Ana Paula Araújo estarão nas comunidades para acompanhar o passo a passo das limpezas e mostrar os resultados para os telespectadores no ‘RJTV’. 

Serviço

Data: sábado, 30 de junho.

Horário: de 8h30 as 13h.

Ponto de encontro: Rua dos Coqueiros, na saída do túnel Santa Bárbara, em frente à creche Lily Marinho. 

Recomendação: usar sapato fechado, roupa fresca, calça, protetor solar e boné. Ingerir água a cada 30 minutos, que será fornecida pela organização.



Siga @rede_globo e curta www.facebook.com.br/redeglobo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante para o blog.