Todo Mundo Pode Mais na Semana da Inclusão Digital 2012

Evento anual do CDI, que acontece de 19 a 24 de março, convoca a sociedade a atuar como agentes de transformação e fazer a diferença na vida de pessoas e comunidades


Rio, Março de 2012 - Todo Mundo Pode Mais. Esse é o tema da 12ª edição da Semana da Inclusão Digital (SID), evento realizado anualmente pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI). O objetivo é promover uma série de iniciativas de mobilização social e voluntariado, com ênfase no uso de tecnologia. 

A SID acontecerá no período de 19 a 24 de março e visa promover atividades nos 17 estados e no Distrito Federal, onde o CDI está presente, além dos demais 11 países onde atua. No CDI Inglaterra, por exemplo, a ideia é envolver parte dos alunos das 40 escolas que participam do programa Apps for Good, que cria aplicativos para smartphones na solução de problemas locais.

Nessa edição, nove CDIs Comunidade (espaços informais de ensino de informática e cidadania), seis deles em comunidades pacificadas, serão palco de atividades como workshops e palestras, promovidos por empresas e organizações do Terceiro Setor – parceiras da ONG -, que participarão como voluntárias.  O CDI, cujo slogan é “transformando vidas através da tecnologia” quer convidar as pessoas a atuarem como agentes de transformação e a fazerem a diferença na vida de outras pessoas e comunidades, afinal “Todo Mundo Pode Mais”. 

No Rio de Janeiro, o evento principal ocorrerá no dia 20, no CDI Comunidade Francisco, na Fundição Progresso, na Lapa, que abrigará debates e palestras - abertos ao público -, que discutirão como as diversas ferramentas tecnológicas e de mobilização social podem contribuir para a transformação individual e coletiva.

A campanha "Todo Mundo Pode Mais" é assinada pela agência Script e busca identificar novos agentes de transformação, pessoas que superaram desafios e agora têm a oportunidade de compartilhar suas histórias e, assim, inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Para isso, basta acessar o site (www.cdi.org.br), clicar no ícone Agente de Transformação, na parte superior da página, e contar sua história de sucesso.

Durante o evento, também será trabalhada a 4ª edição do Guia para o Uso Responsável da Internet (Guri), em parceria com  a GVT, patrocinadora oficial do evento, que tem por objetivo auxiliar crianças,  jovens, pais e professores a navegarem na internet de forma segura. Crianças e jovens dos CDIs Comunidades participantes da Semana poderão participar de um Quiz (jogo de pergunats e respostas) sobre o conteúdo do Guia. Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugares com máquina digital, pen drive e kit GVT respectivamente.

O Guri traz um glossário com os principais termos do mundo tecnológico, dicas de comportamento saudável na web, histórias em quadrinhos com cunho educativo e um capítulo especial sobre riscos que a rede pode proporcionar, caso seja mal utilizada.

Confira a programação inicial:
- 2ª feira - 19/03 - CDI Comunidade CIEE – Centro Integrado Empresa Escola e CDI Comunidade Caps Lima Barreto (unidade que trabalha com usuários da saúde mental) – Bangu
- 3ª feira – 20/03 - CDI Comunidade Francisco – Fundição Progresso – Lapa (programação detalhada abaixo)
- 4ª feira – 21/03 - CDI Comunidade Asvi – Cidade de Deus e CDI Comunidade Ceaca-Vila – Morro dos Macacos – Vila Isabel
- 5ª feira – 22/03 - CDI Comunidade ICP – Morro da Providência – Centro e CDI Comunidade São Joaquim – Morro do Borel – Tijuca
- 6ª feira – 23/03 - CDI Comunidade Inpar – Cidade de Deus e CDI Comunidade Cacef – Morro do São Carlos – Rio Comprido

Fundição Progresso – Evento principal – dia 20/03:

10h00 as 10h10 _ Abertura CDI
10h10 as 10h50 _ Apresentação Programa UPP Social (Apresentar o trabalho e as estratégias utilizadas para mobilizar diferentes atores da sociedade. Principais desafios, conquistas e parcerias, de forma a inspirar o público a participar do processo - Como as instituições articuladas podem mais!)
10h50 as 11h00 _ Composição da mesa _ Cases convidados e outras empresas interessadas (Apresentar empresas que destacadamente atuem ou estejam interessadas em atuar nas comunidades, em uma perspectiva de Negócios Sociais - Como as corporações podem mais!)
11h00 as 11h15 _ Case Coletivo Coca-Cola
11h15 as 11h30 _ Apresentação 2º case (a sugerir)
11h30 as 12h00 _ Debate _ membros da mesa e público. (Realizar um debate acerca dos desafios de promover de negócios nas comunidades beneficiadas pelo Programa UPP)
12h00 as 14h00 _ Almoço _ livre

14h00 as 14h40 _ 4 Cases do CDI - Todo Mundo Pode Mais!
14h40 as 15h10 _ Case GVT (Patrocinadora do evento) _ Como a sociedade pode fazer um uso mais qualificado da internet! _ Apresentação de destaques do projeto "Guia para o uso responsável da internet. Guri 4.0".
15h10 as 16h0 - Aspectos acadêmicos
Fundação Getúlio Vargas  – 15’ - Introdução do conceito dos Negócios Sociais. Como os Empreendedores Podem Mais! Apresentar o panorama geral, no Brasil e no mundo. Situação legal e perspectivas de crescimento.
Rio Como Vamos – 15’ - Como a sociedade pode se apropriar de indicadores para promover iniciativas de maior impacto social.
Debate _ 20’
16h00 as 16h50 - Ferramentas de mobilização de recursos
Meu Rio e Purpose – 15’ - Como poder mais utilizando as mídias sociais.
IBM – 15’ - Como as novas tecnologias podem contribuir no processo de mobilização social.
Debate _ 20’
16h50 as 17h40 - Sociedade Civil com uma causa
Sul América – 15’ - Como as instituições unidas por um propósito podem ampliar seu alcance e se aproximar mais da sociedade.
Rio Eu Amo Eu Cuido – 15’ - Como conscientizar mais cariocas e entusiastas da cidade maravilhosa sobre a importância dos pequenos gestos que estão ao alcance de todos e são capazes de transformar a cidade.
Debate _ 20’
17h40 as 18h00 – Encerramento
18h00 as 20h00 – Coquetel

 

Siga @rede_globo e curta www.facebook.com.br/redeglobo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante para o blog.