‘Globo Universidade’ deste sábado visita Portugal

No ‘Globo Cidadania’ deste sábado, dia 11 de fevereiro, o ‘Globo Universidade’ apresenta brasileiros que estudam em uma das universidades mais antigas da Europa, em Coimbra, Portugal; o ‘Globo Educação’ fala sobre a importância das avaliações de escolas brasileiras; o ‘Globo Ciência’ aborda a origem da física quântica; o ‘Globo Ecologia’ fala sobre o “lagartinho do pampa”, animal ameaçado de extinção; e no ‘Ação’, o tema é o Unicirco, escola circense para crianças e jovens portadores de necessidades especiais.

Confira abaixo mais informações:
 
‘Globo Educação’, às 6h05 – O episódio mostra como são feitas as avaliações das escolas brasileiras. SAEB, Prova Brasil e Provinha Brasil estão entre os exemplos citados durante o programa. Será que elas ajudam a melhorar a qualidade de ensino? Pais, alunos, a diretora de um colégio em São Paulo e um professor da Faculdade de Educação da USP são entrevistados e questionados sobre o tema. A equipe aborda também a necessidade de as avaliações externas serem aprimoradas, já que a melhoria do ensino depende da participação da escola, do governo, da comunidade e da família.

‘Globo Ciência’, às 6h25 – Neste episódio, a origem da física quântica – e os seus desdobramentos – é o destaque. O ‘Globo Ciência’ volta no tempo para contar como o físico alemão Marx Plant chegou até a teoria quântica e como ela foi utilizada por outros cientistas, como Albert Einstein. O programa mostra ainda um experimento chamado “gato de Schrodinger",  criado pelo cientista austríaco Erwin Schrodinger, que ajudou a provar a possibilidade de uma partícula estar em duas posições ao mesmo tempo. A teoria do entrelaçamento, que serve de base para tecnologias como a computação, a criptografia e o teletransporte quânticos, também é abordada neste episódio. O apresentador Alexandre Henderson, com a ajuda de especialistas, irá mostrar um jogo que ensina física quântica.

‘Globo Ecologia’, às 6h50 – Neste episódio, o programa exibe a riqueza do bioma da região do pampa gaúcho e as características do chamado “lagartinho do pampa”, animal ameaçado de extinção. O ‘Globo Ecologia’ mostra como vive esse réptil, que só existe nesse ecossistema – equivalente a 2% do território brasileiro – e sofre ameaça pela sombra de árvores exóticas, como o eucalipto. A equipe do programa faz também uma longa caminhada pelos campos, conversa com especialistas, como a herpetóloga do Instituto de Biociências do Rio Grande do Sul, Laura Verrastro, e explora os potenciais e os riscos de um lugar que ainda é pouco preservado.

‘Globo Universidade’, às 7h00 – O programa visita uma das mais antigas instituições de ensino ainda em atividade na Europa, a Universidade de Coimbra. A repórter Lizandra Trindade percorre as ruas da cidade e conversa com brasileiros que decidiram desenvolver suas pesquisas em solo português. No quadro Fora de Série, a repórter conversa com a escritora e doutoranda Brisa Paim sobre a fusão entre Direito e Literatura. Já o Mérito Acadêmico mostra a pesquisa de um grupo da Universidade de Coimbra, do qual o físico Fábio Scharbele faz parte. E o quadro Eu Amo Meu Trabalho acompanha o dia da professora Maria Aparecida Ribeiro, que dá aulas de literatura e cultura brasileiras para estudantes portugueses e de outras partes do mundo.

‘Ação’, às 07h40 – A equipe de reportagem visita a Unicirco, escola circense para crianças, jovens e portadores de necessidades especiais em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Lá, mais de 150 alunos participam das oficinas que vão desde o trapézio até as aulas de palhaço. A intenção da universidade é criar artistas circenses e, além disso, promover a educação e desenvolver a atuação destes jovens na sociedade. A repórter Júlia Bandeira entrevista o ator Marcos Frota, idealizador da Unicirco.

Globo Cidadania’ - cinco programas e um compromisso: fazer diferença na vida das pessoas.


Mais novidades em www.redeglobo.com.br@rede_globo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante para o blog.