Austrália é palco do ‘Globo Universidade’

 
A próxima edição do ‘Globo Cidadania’, que vai ao ar no sábado, dia 21, dá continuidade à reexibição das melhores reportagens de 2011. O ‘Globo Educação’ mostra como está o ensino de jovens e adultos no Brasil; o ‘Globo Ciência’ apresenta a biografia de Albert Einstein; o ‘Globo Ecologia’ fala sobre a ameaça de extinção ao Mutum do Sudeste; o ‘Globo Universidade’ tem programa especial gravado na Austrália; e o “Ação” revisita as margens do Rio São Francisco.

Confira abaixo mais informações:
 
‘Globo Educação’, às 6h05 – Neste episódio, o programa aborda os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. A equipe do ‘Globo Educação’ mostra uma iniciativa na Bahia que busca ajustar o conteúdo programático ao perfil de alunos adultos e adolescentes que buscam uma nova chance na escola. A apresentadora Helena Lara Resende entrevista a coordenadora da EJA na Secretaria Estadual de Educação da Bahia, Marlene Silva, a coordenadora pedagógica da EJA no estado, Helena Lobo, e a professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Jane Paiva, além de professores e alunos que participam do projeto.

‘Globo Ciência’, às 6h25 – O ‘Globo Ciência’ apresenta neste episódio a biografia do cientista Albert Einstein, considerado o maior gênio do século XX devido à criação de teorias que revolucionaram os conceitos de espaço, tempo e movimento – como, por exemplo, a teoria da relatividade. O programa mostra também as influências das descobertas científicas de Einstein nas artes plásticas e na literatura do século passado. O apresentador Alexandre Henderson conversa sobre o assunto com o pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Martin Makler, e o professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Márcio Carvalho Monteiro.

‘Globo Ecologia’, às 6h50 – Devido à caça predatória e ao desmatamento, o mutum do sudeste – ave frugívora que possui importante papel no processo ecológico de dispersão de sementes na floresta – está ameaçado de extinção na Mata Atlântica. Neste episódio, o ‘Globo Ecologia’ mostra como funciona o programa de reintrodução do mutum na Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), no Rio de Janeiro, um dos últimos espaços onde a mata de baixada, habitat natural desta ave, se mantém preservada no país.

‘Globo Universidade’, às 7h00 – O ‘Globo Universidade’ deste sábado levará ao ar edição especial gravada na Austrália. Paulo Mário Martins foi a Sydney conhecer brasileiros que atravessaram o mundo para estudar. Os entrevistados contam ao repórter o lado positivo de estudar fora, e revelam também as dificuldades encontradas em terras estrangeiras. No quadro “Fora de Série”, o foco é o meio ambiente. Já o “Mérito Acadêmico” traz entrevista com a professora Cristina Rocha, da University of Western Sydney. E o “Eu Amo Meu Trabalho” acompanha um dia do professor Joe da Costa, professor da University of Queensland que se tornou referência na pesquisa em nanotecnologia.

‘Ação’, às 07h40 – O ‘Ação’ deste sábado embarca novamente para as margens do Rio São Francisco. O programa mostra atividades de lazer, trabalho e cultura ligadas ao velho Chico. Entre elas está a Associação Olha o Chico - uma ONG que desenvolve atividades nas áreas de cultura e meio ambiente com foco na cultura popular e sempre com relação ao Rio. Um dos entrevistados é o estilista mineiro Ronaldo Fraga, que conta como criou uma coleção inspirada no Rio São Francisco. Após ser apresentada no desfile, a coleção foi exposta no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.

Mais novidades em www.redeglobo.com.br e @rede_globo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante para o blog.