Rock é tema do próximo Globo Universidade


No ar no mesmo dia em que a cidade do Rio de Janeiro recebe o Rock in Rio, o ‘Globo Cidadania’ do próximo sábado, dia 24, mergulha no universo musical com o ‘Globo Universidade’. O programa mostra o curso de Produtores e Músicos de Rock, oferecido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A repórter Lizandra Trindade entrevista o coordenador e idealizador do curso, o músico Frank Jorge, e acompanha, ainda, uma aula de produção musical em estúdio em Porto Alegre. O especial fala também sobre o futuro da carreira, destacando como os alunos se preparam também para gerenciar bandas e atuar em negócios do mercado da música.

No quadro “Mérito Acadêmico”, o professor João Paulo Sefrin apresenta seu estudo sobre a música popular. O bacharel em Música pela UFRGS explica como a música popular se liga a clássicos de Mozart. No “Fora de Série”, o programa acompanha o projeto Coletânea, disciplina em que os alunos aprendem a organizar um disco de coletânea – título que responde por mais de 60% dos lucros das gravadoras no Brasil - desde o início. Já no “Eu Amo Meu Trabalho”, Fernanda Pivato – formada pelo curso da Unisinos - conta sua experiência como produtora na área de agenciamento de bandas. O ‘Globo Universidade’ vai ao ar às 7h15, na Rede Globo.

Além desta reportagem especial confira as outras atrações do ‘Globo Cidadania’:

Globo Educação, às 06h05 – A edição deste sábado pergunta: “Qual a relação entre o Plano Nacional de Educação (PNE) e a vida cotidiana das escolas brasileiras?”. Para debater esta questão e entender como o governo traça linhas gerais e metas para orientar a área, a jornalista Helena Lara Resende relembra a história da educação no Brasil. O programa aborda ações do passado que podem influenciar nas escolhas do futuro da educação brasileira.

Globo Ciência, às 06h25 – O ‘Globo Ciência’ deste sábado desembarca na capital do Brasil para falar sobre o nascimento das ciências sociais. Com inspiração em Max Weber - considerado fundador da sociologia moderna - o programa mostra como surgiram e atuam sociólogos, antropólogos e cientistas políticos. Alunos do departamento de Sociologia da Universidade de Brasília receberam do programa o desafio de explicar com exemplo prático uma afirmação na qual Weber dizia que, segundo as ciências sociais, um fato não poderia ser explicado apenas como uma relação de causa e efeito.

Globo Ecologia, às 06h50 – O ‘Globo Ecologia’ participa de uma expedição que busca vestígios de presença de homem primitivo na floresta amazônica. A expedição comandada por Carolina Levis e Charles Clement – especialistas do INPA em florestas antrópicas – partiu rumo a uma região localizada entre os rios Madeira e Purus - a um dia de viagem de Manaus. O pesquisador Milton Falcão também participa do programa.

Ação, às 07h40 – O programa continua viagem e segue pelo Rio Arapiuns. Nos arredores, o ecoturismo é posto em prática com base comunitária pelo projeto Saúde e Alegria. Partindo da cidade de Santarém, no Pará, barcos típicos da região promovem a interação entre visitantes e comunidades ribeirinhas. A parceria entre o projeto, as organizações comunitárias e agências de viagem já envolveu 15 comunidades em mais de 20 viagens, gerando mais de R$ 100 mil de receita para as mesmas.


Globo Cidadania’ - cinco programas e um compromisso: fazer diferença na vida das pessoas.



Legenda 1: Lizandra Trindade durante gravação na aula de Laboratório de Rock – Divulgação/ TV Globo

Legenda 2: Bastidores da gravação da abertura do programa, em estúdio da universidade – Divulgação/ TV Globo
 
Mais novidades em www.redeglobo.com.br e @rede_globo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante para o blog.