Tradições gaúchas são apresentadas em microssérie no Globo Rural


A cultura tradicional do Rio Grande do Sul é preservada e espalhada por meio do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), criado em 1948, e que até hoje vem disseminando as raízes do povo daquela região pelo Brasil e pelo mundo. Por dois domingos seguidos, o ‘Globo Rural’ irá mostrar a origem e funcionamento desse movimento. O programa que vai ao ar neste domingo, dia 10, contará também a história de um dos líderes e criadores do CTG, João Carlos Paixão Côrtes.

Em tempos nos quais não havia grande valorização da cultura típica rio-grandense, ele se preocupou em viajar pelo seu estado para recolher parte de suas tradições, tais como letras de música e danças. Com isso, Paixão Côrtes reuniu um acervo de centenas de fitas gravadas, filmes super 8 e gravações em vídeo. Tudo isso é mantido por ele em sua própria casa.

Além de contar a história deste pesquisador, o ‘Globo Rural’ também mostrará a trajetória do CTG, de como ele foi espalhado pelo Brasil e já está localizado em mais 12 países pelo mundo. Já na semana que vem, o programa contará sobre o funcionamento do Centro de Tradições Gaúchas.  A série com  duas reportagens foi feita por José Hamilton Ribeiro.


Legenda: Programa Globo Rural - Rede Globo/Divulgação.


O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após ‘Sagrado’.



Mais novidades em www.redeglobo.com.br e @rede_globo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

rafael disse...

sim e no sul no rs se preferir tem a rbs(Rede Brasil Sul de televisão)afiliada da rede globo canal 4 do rio,a rbs no canal 12,dá programa tradicionalista nos domingos a´s 6:30 da manhã mais ou menos chamado galpão crioulo quase 30 anos no ar apresentado pelos fagundes....

JR disse...

Obrigado pela dica, Rafael.

abração

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante para o blog.